Volta ao Mundo

Volta ao Mundo

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Egito - Cairo (parte I)


Egito o tão esperado momento!

Chegamos no Egito por Cairo, o visto é dado no próprio aeroporto por U$15 e dá direito a uma única entrada. Recomendo procurar por um hotel que tenha o transfer gratuito para evitar ser abordado por vários taxistas bem insistentes.

A ida do aeroporto até o hotel já nos mostrou que a cidade do Cairo parece estar em constante guerra, é entulho por todos os lados e muito pó. Para ajudar no dia que chegamos estava tendo um protesto na Praça Tahrir por causa do julgamento de 18 pessoas referente a morte de torcedores no ano passado. O nosso hotel estava a 500 metros desta praça e nosso recepcionista informou que não era um bom dia para passear, sugeriu apenas darmos uma volta para o outro lado e voltar. Enfatizou para nem pensarmos de ir ao Nilo pois lá era onde estavam os rebeldes. Isto já fez com que ficássemos ainda mais nos sentido inseguros neste país tão instável.

Durante nossa caminhada, acabamos conhecendo um senhor muito simpático dono da banca abaixo e que nos apresentou a um outro egípcio que falava português e que se propôs mostrar a cidade e ser o nosso guia. Ficamos super felizes de poder falar em português com alguém e combinamos tudo para o dia seguinte.



Depois de comprar umas frutas, na volta do hotel sentimos um cheiro muito bom de pães e biscoitos. A Pamela não agüentou e comprou um pouco de cada.
 


No dia seguinte, o Hasan (o egípcio que fala português) chegou em nosso hotel com um amigo que tinha um carro para nos levar às pirâmides. Pelo carro já percebemos que seria uma aventura e tanto. O caminho até as pirâmides é longo, pois na verdade elas não ficam em Cairo e sim em Giza, e o trânsito é pior que São Paulo, sem contar o buzinaço. Durante o trajeto aproveitamos para saber um pouco mais sobre a cultura deles. Pessoal realmente os muçulmanos podem casar com 4 mulheres, só que para casar precisam ter dinheiro (isto significa dar o dote para a família da esposa), ter casa e um bom emprego para poder sustentar todas elas, senão não podem casar.



Ficamos encantados quando avistamos as pirâmides. Muitas pessoas acham elas pequenas, mas para nós elas pareceram gigantes. Temos de lembrar que elas foram construídas há mais de 4.000 mil anos atrás. Visitá-las foi mais uma realização de um grande sonho, conhecer de perto a única das 7 maravilhas do mundo antigo ainda existente.





Conversando com o Hasan fizemos algumas perguntas sobre as pirâmides e para nossa surpresa ele não sabia nada! Nós sabíamos mais do que ele. Ele apenas sabia falar português e nos ajudava a se livrar dos outros egípcios que eram muito insistentes e chatos, sempre tentando vender alguma coisa ou algum passeio. Vocês não fazem idéia da amplitude da chatice deles, eles brigam por turista a turista. Como o país esta em crise e sempre tem protestos, os turistas sumiram. Então, a conta é simples, muitos vendedores e poucos turistas, briga na certa.

Estava uns 35 graus e repare na blusa de lã do Hasan.


Na volta de Giza, eles nos deixaram na frente do museu egípcio. A parte mais interessante que achamos foi a área das múmias e de Tutankamon (infelizmente não se pode tirar fotos dentro do museu).
 


O museu fica em frente à praça Tahrir, então não tivemos como evitá-la para voltar ao nosso hotel. Ainda encontramos alguns rebeldes atirando pedras na polícia mas passamos por trás deles e bem rápido.



Não podíamos deixar o Cairo sem passar pelo Rio Nilo.

 
 

Como tudo estava muito agitado por aqui, resolvemos sair antes do previsto. Como o nosso vôo RTW saia de Cairo mesmo, teríamos a chance de voltar e aproveitar mais.



Um comentário:

  1. Pamela e Reginaldo,
    os caras são mesmo insistentes, tem que ter muito saco e experiência para se livrar deles. Mas pelo jeito vocês se divertiram bastante né?
    Tiveram sorte de encontrar este guia, pois nós fomos a Giza de ônibus.
    Eu sou daqueles que ficam decepcionados com as pirâmides. Achei que elas eram imensamente maiores.
    grande abraço

    Eder

    ResponderExcluir